Empresa do segmento da Construção Civil de Infraestrutura, atuando nos mais diversos ramos da Engenharia.
Possui Política do Sistema de Gestão Integrado, que é um conjunto de intenções e de orientações da alta direção de uma organização, relacionadas com a qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional. O QSMS é a área responsável pelo estabelecimento, manutenção, coordenação do Sistema de Gestão Integrado.
Sistema de Gestão Integrado
“Conjunto de elementos e atividades que organizados e administrados em conjunto, de maneira padronizada e uniforme, proporcionam a obtenção de resultados totais compatíveis com cada parte individual, mesmo que cada elemento ou atividade de sua formação seja diverso em essência.”
Generalidades
O Sistema de Gestão Integrado da GCR Construções S/A, está baseado na seguinte estrutura documental:
Manual de Gestão Integrado (MGI) – Manual Corporativo que descreve as diretrizes e orientações do Sistema de Gestão integrado da GCR Construções S/A.
Plano de Gestão Integrado (PGI) – Plano de Gestão Integrado próprio de cada estabelecimento
(Escritório e Obras), que descreve as diretrizes do SGI;
NOTA: Em casos específicos, quando solicitados pelos clientes, poderão ser desenvolvidos Planos próprios para cada disciplina, a saber: Plano para Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.
Procedimentos Sistêmicos (PS) – Procedimentos Corporativos, que descrevem as atividades e responsabilidades relacionadas à gestão do sistema e/ou da gestão de um determinado processo. Ex: Processo de Aquisição / Processo de Produção e Fornecimento de Serviço etc;
Procedimentos Operacionais (PO) – Procedimentos Corporativos, que descrevem os processos de execução do(s) serviço(s) ou produto(s), assim como as diretrizes necessárias para elaboração de Procedimentos Próprios, onde aplicável;
Procedimentos Próprios (PP) – Procedimentos de cada estabelecimento (Escritórios e Obras) da GCR Construções S/A, que descrevem os processos de execução do(s) serviço(s) ou produto(s) específico(s) de cada estabelecimento;
Registros – Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas;
Tabelas (TAB) – Registros que caracterizem o processo realizado, podendo ter controlada sua revisão.
Comprometimento da Direção
A Alta Direção da GCR Construções S/A se compromete em desenvolver e implementar o Sistema de Gestão Integrado descrito, bem como em melhorar continuamente sua eficácia. Esse comprometimento é demonstrado por meio das seguintes iniciativas:
– Da Comunicação à Organização da importância em atender aos requisitos dos clientes, aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela empresa;
– Do estabelecimento de programas de objetivos e metas;
– Do estabelecimento da Política de Gestão Integrada de QSMS;
– Da condução de reuniões de análises críticas periódicas para avaliação do Sistema de Gestão Integrado;
– Da garantia da disponibilidade de recursos.
Foco no Cliente
A empresa assegura que os requisitos relacionados aos produtos estabelecidos pelo cliente são identificados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.
Para se obter a percepção dos clientes quanto ao grau de satisfação ao pleno atendimento aos seus requisitos, é realizada uma Avaliação de Satisfação de Cliente, periodicamente.
Política de Gestão Integrada
A Alta Direção da GCR Construções S/A adota a Política de Gestão Integrada de QSMS, que se baseia na sua identidade organizacional, definida por sua cultura e responsável por dar o eixo necessário à união dos membros da organização em torno de objetivos, ações, comprometimento e comportamentos desejados.
Portanto, Política de Gestão Integrada consiste do seguinte texto:
“A GCR Construções S/A, tem o compromisso de atender as partes interessadas em geral, com soluções de engenharia, respGCRo aos compromissos assumidos, melhoria contínua dos seus processos construtivos, produtos, serviços e do Sistema de Gestão Integrado, como forma de atingir a excelência nas suas atividades, garantindo sua competividade, nos mais variados segmentos da Engenharia, considerando ainda:
– Fidelidade aos valores da empresa, que se baseiam na: credibilidade, valorização das Pessoas, dinamismo, excelência na gestão e espírito de parceria;
– Prevenção da saúde como forma de alcançar uma melhor qualidade de vida de todos os colaboradores diretos e indiretos;
– Preservação da integridade física de todos os colaboradores, por meio de controles operacionais que visem à redução dos perigos identificados nas diversas atividades e serviços realizados pela empresa;
– Prevenção da poluição, por meio de controles operacionais que visem à redução dos impactos ambientais provocados pelas diversas atividades e serviços realizados pela empresa;
– Avaliação crítica de desempenho do Sistema de Gestão Integrado, por meio de programas de objetivos e metas, quantificados sempre que exequível;
– Satisfação das partes interessadas e o atendimento aos requisitos legais e outros aplicáveis bem como aos requisitos subscritos pela empresa;
– Contribuição na elaboração de projetos que visem à promoção de desenvolvimento sustentável de seus negócios, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas em geral. ’’
Objetivos e Metas
A GCR Construções S/A, assegura que os objetivos e metas para demonstrar o desempenho do Sistema de Gestão Integrado de QSMS, são devidamente documentados por todos os Estabelecimentos (Escritórios e Obras) e mensuráveis sempre que exequível.
Os objetivos e metas estabelecidos pela GCR são coerentes com a Política do Sistema de Gestão Integrada de QSMS, assim como para sua elaboração são considerados o atendimento dos requisitos do produto, os requisitos legais e outros requisitos subscritos, impactos significativos, opções tecnológicas, requisitos financeiros e demais processos operacionais pertinentes a cada tipo de estabelecimento.
Os Objetivos e metas são compatíveis com a Política do Sistema de Gestão Integrada de QSMS e contemplam, onde e quando aplicável:
– Indicadores de desempenho relacionados ao processo, produto ou serviço;
– Indicadores de desempenho de prospecção de negócios;
– Indicadores de capacitação de desenvolvimento profissional;
– Indicadores de desempenho de redução a geração de resíduos e reutilização ou reciclagem dos resíduos que for possível;
– Indicadores de desempenho voltados à qualidade de vida e da saúde ocupacional, tal como: Índice de
Recuperação Médica / Por tipo de Acidente.
– Indicadores de desempenho de redução no consumo de energia e água, onde aplicável;
– Indicadores de desempenho de redução da TFCA (Taxa de frequência de acidentes com afastamento) e TFSA (Taxa de frequência de acidentes sem afastamento);
– Indicadores de desempenho voltados a Responsabilidade Social, tais como: Práticas leais de concorrência / Direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao trabalho infantil / Direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de negociação, a remuneração justa e benefícios básicos, bem como o combate ao trabalho forçado / Promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo: cultural, de gênero, de raça / etnia, idade, pessoa com deficiência);
Representante da Direção / Alta Administração
A Direção Geral da GCR Construções S/A designa o Diretor Executivo com responsabilidade e autoridade para:
– Assegurar que o Sistema de Gestão Integrado de QSMS, seja estabelecido, implementado e mantido;
– Relatar o desempenho do Sistema de Gestão Integrado de QSMS, incluindo necessidades para sua melhoria, à alta administração nas reuniões de análise crítica;
– Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a organização;
– Representar a GCR, nos assuntos relacionados ao Sistema de Gestão Integrado de QSMS.
Na ausência do Diretor Executivo o responsável pelo QSMS, responde em nome do Representante da Direção / Alta Administração.
Nos Estabelecimentos (Escritórios e Obras) os representantes para os assuntos relacionados à QSMS são os responsáveis de maior representatividade por esses Estabelecimentos, isto é, Diretor, Gestores de Contratos etc.
Análise Crítica pela Direção
A Alta Direção de cada Estabelecimento (Escritórios e Obras), da GCR Construções S/A realiza uma análise crítica do Sistema de Gestão Integrado, em intervalos planejados, a fim de assegurar sua contínua pertinência adequação, e eficácia. Essa análise inclui dentre outros aspectos, a avaliação de oportunidades para a melhoria, necessidades de mudanças, a Política e os Programas de Objetivos e Metas de desempenho do Sistema de Gestão Integrado.
NOTA: As reuniões de análise crítica da Sede da GCR Construções S/A ocorrerão semestralmente considerando as atas de reunião de análise crítica das diversas obras e Escritórios, devendo essas ser realizadas em período anterior à da Sede.
As análises críticas do Sistema de Gestão Integrado são descentralizadas, isto é, são realizadas por cada estabelecimento (Escritórios e Obras), da GCR Construções S/A e posteriormente encaminhadas ao QSMS Corporativo respectivamente, que consolidará as informações para a reunião de Análise Crítica Corporativa do Sistema de Gestão Integrado, da GCR Construções S/A.
Melhoria Contínua
O alcance de melhorias contínuas do Sistema de Gestão Integrado considera a análise da Política de Gestão Integrada, do programa de objetivos e metas, dos resultados de auditorias e ações corretivas e preventivas realizada nas análises críticas pela administração e também, pela análise de dados.
Investigação de Incidentes
Os estabelecimentos (Escritórios e Obras) da GCR Construções S/A registram, investigam e analisam incidentes, a fim determinar deficiências no Sistema de Gestão Integrado em relação a Segurança do Trabalho, que possam estar causando ou contribuindo para a ocorrência de incidentes, bem como identificam ações corretivas ou preventivas e oportunidades de melhorias.
Para tanto os estabelecimentos implementam e mantêm Procedimentos Próprios (PP), para investigar e analisar incidentes, tomando como base as orientações e diretrizes estabelecidas no Procedimento Sistêmico.
Ação Corretiva / Ação Preventiva
As não conformidades potenciais e reais são identificadas para orientar o estabelecimento de ações corretivas e preventivas.
Para evitar que a não conformidade ocorra ou que haja a reincidência da não conformidade os Estabelecimentos identificam a(s) causa(s) raiz, estabelecem e implementam ações preventivas ou corretivas respectivamente, e analisam sua eficácia.
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